Despreparo, falta de equipamento adequado e de pessoal treinado deixaram que um pequeno princípio de incêndio consumisse uma gigantesca ala do Aeroporto de Nairóbi no Quênia – 07/08/2013

agosto 13, 2013 at 6:39 pm Deixe um comentário

Kenya-mapa-compostoNa quarta-feira, dia 07/08/2013, um pequeno princípio de incêndio no principal aeroporto do Quênia cresceu até se transformar em um inferno de chamas que destruiu parte do maior hub de aviação da África Oriental, prejudicando as viagens aéreas em todo o continente.
Os bombeiros lutaram desesperadamente contra a falta de equipamentos em uma área onde o governo do condado aparentemente não tem nenhum carro-bomba em seu corpo de bombeiros. As equipes de combate necessitaram para controlar as chamas e, em um ponto, tiveram que recorrer a uma fila de bombeiros que passavam baldes de água de mão em mão…
O incêndio, que iniciou cedo pela manhã, destruiu o hall de desembarque, forçando as autoridades a fechar todo o aeroporto e as companhias aéreas a cancelar dezenas de vôos. As chamas também carbonizaram bancos e agências de câmbio. Não foram relatados feridos graves.

Nairobi-1O fogo começou no dia do 15º aniversário dos ataques da Al-Qaeda às embaixadas dos EUA em Nairóbi e Dar el Salaam, na vizinha Tanzânia. Nenhuma ligação deste incêndio a um ato terrorista ficou evidente de início, mas o incêndio reviveu as preocupações de longa data sobre a segurança do Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta, da capital Nairóbi.

Em uma declaração o Presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, disse que a causa do incêndio está sendo investigada e que “não há nenhuma razão para especular neste momento.” O presidente dos EUA, Barack Obama telefonou para Kenyatta para oferecer apoio dos EUA. O chefe da polícia antiterror do Quênia, Boniface Mwaniki, disse que estava à espera de mais informações antes de afastar completamente a hipótese de terrorismo.

Nairobi-3Na semana anterior ao sinistro, autoridades de Nairobi fecharam várias lojas duty-free do aeroporto, e alguns relatos da mídia queniana especularam que pessoas descontentes com os fechamentos forçados podem ter tido motivação para realizar um ataque incendiário. Nenhum governante fez tal acusação no dia do sinistro.

As linhas aéreas internacionais, incluindo a South African Airways, Etihad e Emirates, cancelaram seus vôos para Nairóbi. Qatar Air disse que seus vôos para Nairóbi estavam sendo redirecionados para o aeroporto de Kilimanjaro, na Tanzânia.

Nairobi-5Os terminais domésticos e de partida, que são separados da sala de desembarque por uma estrada, não foram danificados. Até o final do dia o aeroporto reabriu para vôos domésticos e de carga, mas permaneceu fechado para vôos internacionais. Enquanto isto, funcionários planejaram converter uma área de vôos domésticos em um terminal internacional temporário.

Nenhuma companhia aérea americana voa direto para Nairobi. A Delta Air Lines, com sede em Atlanta, tentou abrir essa rota em 2009, mas a Administração de Segurança dos Transportes dos EUA rejeitou o plano por causa de preocupações com a segurança. A cidade de Nairobi não tem um único carro-bomba de bombeiros operacional, conforme informou no mês passado o Daily Nation, um jornal de Nairobi, Um carro-bomba, segundo o jornal, foi leiloado em 2009, porque o município não tinha pago a conta do reparo US $ 100.

Nairobi-2Um repórter da Associated Press viu policiais uniformizados no aeroporto em fila com baldes na mão, aparentemente, para combater o incêndio. Muitas das unidades que lutaram contra o fogo da quarta-feira pertenciam a empresas de segurança privada.

Caminhões de bombeiros e ambulâncias a caminho para o aeroporto “estavam tentando costurar o seu caminho através de um sólido congestionamento de duas faixas de carros”, disse Barry Fisher, cujo vôo para a Etiópia foi cancelado. Nairóbi é a capital da maior economia da África Oriental, mas os serviços públicos, tais como bombeiros e polícia são prejudicados por orçamentos pequenos, gerentes financeiros corruptos e equipamentos desatualizados ou, como no caso, uma completa falta de equipamento.

Um alto oficial do governo no local do incêndio, disse que uma avaliação inicial mostrava que uma resposta deficiente ajudou um pequeno incêndio a crescer para um incêndio incontrolável. Alguns carros de bombeiros do aeroporto não estavam cheios com água e outros não tinham pessoal para conduzi-los, disse este funcionário, que insistiu no anonimato porque não estava autorizado a divulgar detalhes de uma investigação em curso. Abaixo um vídeo em inglês elaborado pelo Huffington Post Alive:

Michael Kamau, o secretário de gabinete para o transporte e infra-estrutura do Kenya, disse que o fogo começou às 05h00, horário local, na seção de imigração do saguão de desembarque. Vôos de entrada foram desviados para a cidade costeira de Mombasa, disse ele. Outros vôos foram desviados para Dar el Salaam na Tanzânia, e para as cidades quenianas de Eldoret e Kisumu e Entebbe, Uganda, de acordo com a Cruz Vermelha do Quênia.

Nairobi-4Fonte da Kenya Airways, empresa aérea do país, informou que cinco vôos seus foram desviados para Mombasa e disse que todos os seus passageiros em trânsito foram levados para hotéis. A companhia aérea informou que um passageiro e um empregado acabaram intoxicados por inalação de fumaça.

Medr Gudru, um alemão de 66 anos de idade, tinha a esperança de voar para casa na quarta-feira, mas ele acabou sendo bloqueado pelo incêndio. “Isso é demais. Foi muito bom aqui, mas isto é uma bagunça”, disse ele.

Jane Waikenda, diretor do Departamento de Serviços de Imigração, twittou numa tentativa de acalmar os nervos desgastados. Ela disse que as autoridades estão “fazendo o que deve ser feito” para restaurar os serviços de imigração. Mas, acrescentou momentos depois, “você nunca pode agradar a todos.” Abaixo uma coleção de fotos deste sinistro selecionadas pelo Site Risco:

Matérias coligido pelo Corpo Editorial do Site Risco, a partir de pesquisa em jornais e na Internet.

Anúncios

Entry filed under: Sem-categoria.

Conclusão da atualização dos posts que continham vídeos no Google Videos – 06.06.2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


agosto 2013
S T Q Q S S D
« jun    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Blog Stats

  • 85,491 hits

Tópicos recentes

Páginas

mais acessados

  • Nenhum

%d blogueiros gostam disto: