Incêndio em empresa de gerenciamento de arquivos em Jandira/SP consome milhões de documentos – 04.07.2011

julho 6, 2011 at 8:31 pm Deixe um comentário

O incêndio em uma empresa de gerenciamento de arquivos no km 33 da rodovia Castello Branco, no município de Jandira (Grande São Paulo) começou por volta das 16h do dia 4 de julho de 2011, uma segunda-feira. O sinistro durou por vários dias.

Para demonstrar a seriedade do sinistro, na quarta-feira seguinte, 12 veículos e 53 homens do Corpo de Bombeiros de São Paulo ainda atendiam a ocorrência, que não deixou vítimas.  Quando da edição deste post ainda não havia previsão de início do rescaldo – fase necessária para que os peritos iniciem a vistoria que tente identificar as causas do incêndio.

Segundo os bombeiros, a dificuldade de combate aos focos está no fato de haver grande quantidade de materiais combustíveis, em sua maioria papel, no local e também pela superfície e profundidade com que queimam. De um total de 3.000m² de área, pelo menos metade foi consumida pelas chamas.

A empresa atingida, a Interfile, é uma das maiores no país especializada na guarda e gerenciamento de documentos de terceiros. Entre seus clientes há desde grandes empresas a instituições bancárias. Ela iniciou as atividades em 1991.

No vídeo abaixo com fotos da Internet e reportagem do Portal G1 é possível avaliar a extensão do sinistro:

Segundo o Site da Interfile, na página que trata de arquivos é dada a seguinte informação:

QUOTE

O serviço inclui a guarda de mídias, livros, plantas, projetos etc. Cada unidade de arquivo é indexada e recebe manutenção física (ambiente climatizado, equipado com porta corta-fogo, limpeza, controle de pragas e umidade).

UNQUOTE

Considerando a existência de portas corta-fogo é de se imaginar que o ambiente total foi repartido em áreas segregadas divididas por paredes e portas corta-fogo, mas a amplitude e os resultados do sinistro mostram que este sistema não funcionou como esperado.

A proteção de ambientes com documentos empilhados em estantes como mostra a fotografia do Site da Interfile sugere além da compartimentação da área de risco o uso de sprinklers, e no caso, como a altura das estantes é elevada seria usual prever sprinklers intermediários.

Neste caso, para um grau maior de combate a incêndio poderia ser usado um Sistema de Espuma de Alta Expansão (material técnico a respeito: http://www.risco.com.br/NL/MOL/09/Espumas-Alta-Expansao.htm) por sua baixa quantidade de água e rápida ocupação de volume, combinado com sprinklers como proteção de retaguarda, neste caso os sprinlkers são selecionados para uma temperatura maior para dar tempo para a espuma agir, ocupando todo o espaço envolvido.

No caso de documentos de altíssima responsabilidade é aconselhada a construção de uma sala cofre estanque dotada de paredes resistentes às chamas, portas corta-fogo e manter o ambiente protegido por um agente extintor gasoso e inerte que não causaria danos ao material protegido.

A seleção de um ou outro sistema de combate a incêndio em áreas de estocagem de documentos geralmente á definida por um estudo de risco em função da responsabilidade envolvida com a estocagem e a importância dos documentos a serem estocados. Isto define inclusive o projeto estrutural e por sua vez a construção do galpão em si.

Anúncios

Entry filed under: Sem-categoria.

O importante laboratório de Los Alamos nos EUA ameaçado por gigantesco incêndio florestal – 28.06.2011 Estoque da Macro Plastics de Fairfield, São Francisco/USA é presa das chamas 26.07.2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


julho 2011
S T Q Q S S D
« dez   ago »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Blog Stats

  • 85,491 hits

Tópicos recentes

Páginas

mais acessados

  • Nenhum

%d blogueiros gostam disto: