Caminhão tanque explode ao ser carregado em refinaria de Santo Antônio no Texas, USA – 5.5.2010

maio 12, 2010 at 6:06 pm Deixe um comentário

Os funcionários municipais da cidade de Santo Antônio no Texas, Estados Unidos, expressaram alívio quarta-feira, 5 de maio de 2010, após os bombeiros terem controlado e extinguido um incêndio em uma refinaria no lado sudeste da cidade antes que ele pudesse se alastrar a uma dezena de tanques de combustível contendo centenas de milhares de litros de combustível para aviões a jato.

O incêndio ocorrido ao meio-dia virou os olhos da cidade para o céu, quando colunas de fumaça se avolumavam, levadas pelo vento para o alto, causando evacuações em massa e congestionando o tráfego por vários quilômetros em cada sentido.

Ao menos um trabalhador da refinaria foi gravemente ferido

“Este poderia ter sido um incêndio muito trágico”, disse o chefe dos bombeiros Charles Hood.”Se o combustível de aviões a jato tivesse incendiado, poderíamos ter visto uma grande explosão, grande o suficiente para matar pessoas que estivessem à uma de distância de até oitocentos metros da refinaria.”

Foram necessários mais de 100 bombeiros que trabalharam sob um calor escaldante por quase seis horas para estabilizar as chamas das duas áreas de risco.

Hood disse que os bombeiros ganharam o controle sobre o fogo depois que uma equipe especializada em materiais perigosos conseguiu fechar três válvulas que estavam permitindo a passagem de combustível que estava alimentando o fogo.

O fogo foi reportado logo depois das 11 horas, quando um caminhão-tanque explodiu em uma doca de carregamento na AGE Refining Inc., que tem uma história de infrações de segurança, desencadeando uma série de erupções de fogo e rastros de fumaça visíveis, pelo menos, a 65 quilômetros de distância.

Um homem foi transportado para Brooke Army Medical Center, onde chegou em estado crítico, e pelo menos uma outra pessoa foi atendida no local.

Em áreas residenciais, em torno da refinaria no bloco 7800 de South Presa Street,  seguiu-se um caos, com o receio de uma explosão de grandes proporções foram realizadas evacuações forçadas.

No mapa abaixo se pode ver a posição da refinaria sinistrada e das áreas próximas, inclusive as residenciais:

Bombeiros e policiais foram de porta em porta pedindo aos ansiosos moradores para recolher seus pertences e se mover pelo menos para dois quilômetros longe do fogo para evitar a inalação de substâncias nocivas.

Enquanto a ameaça de uma explosão secundária forçou as autoridades a deslocar o seu posto de comando para mais distante da cena, os bombeiros concentraram-se em manter os reservatórios de combustível danificados próximos de entrarem em ignição, encharcando-os com água, disse Hood.

A Comissão de Qualidade Ambiental do Texas enviou agentes ao local para ajudar a equipe de materiais perigosos da cidade.

A preocupação maior dos responsáveis foi o dano potencial a partir de partículas finas, que podem ser um irritante pulmonar, e hidrocarbonetos potencialmente perigosos associados com qualquer incêndio de combustível de petróleo.

Os funcionários municipais também estavam preocupados com impacto potencial no Rio Santo Antônio que passa próximo ao local do sinistro, mas depois eles disseram que não houve derramamento prejudicial para dentro deste rio.

AGE Refining Inc, que atende à Força Aérea dos Estados Unidos, manipula combustíveis para aviões a jato e óleo diesel. A instalação – que é a única refinaria da cidade – foi multada em 2007 por 13 “violações graves” pela OSHA – Administração de Segurança Ocupacional e Saúde. As violações continuam ocorrendo, de acordo com a OSHA.

“Somos gratos neste momento que não ocorreram mortes. Estamos trabalhando em colaboração com bombeiros locais e com os oficiais de polícia, e aprecio o serviço deles durante esse período crítico”, disse Glen Gonzalez CEO e proprietário da AGE Refining Inc.

Na composição de fotos e vídeo que se segue detalhes deste sinistro:

Entry filed under: Sem-categoria.

Plataforma gigante de quinta geração explode, afunda e provoca uma catástrofe ecológica sem precedentes – 20.04.2010 Depósito do Ponto Frio em Guarulhos SP pega fogo – 12.05.2010

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


maio 2010
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Blog Stats

  • 93.433 hits

Páginas

mais acessados

  • Nenhum

%d blogueiros gostam disto: