Explosão seguida de incêndio na plataforma off-shore Piper Alpha – depois de vinte anos o rescaldo de uma tragédia de grandes proporções – 6/07/1988

outubro 14, 2008 at 9:05 pm 6 comentários

Há vinte anos atrás um vazamento de condensado de gás natural na Plataforma Piper Alpha no Mar do norte – na altura de Aberdeen na Escócia, explodiu. A explosão inutilizou o centro de comunicações e foi seguida de uma bola de fogo e de um grande incêndio. O fogo rompeu uma linha principal que conduzia o gás de outras plataformas para a Piper Alpha. A grande explosão e o subseqüente incêndio envolveram toda a plataforma. Em menos de uma hora, outras linhas de gás se romperam e o incêndio tornando o incêndio completamente fora de controle. 165 trabalhadores e 2 participantes da equipe de salvamento morreram. A plataforma foi totalmente destruída.
No dia subseqüente à catástrofe a BBC veiculo o seguinte noticiário (em inglês):

O acidente que originou a catástrofe tornou-se um exemplo clássico de como não se deve conduzir a gestão de operação e manutenção em uma plataforma, tanto que foi feito um vídeo didático, disponível na Internet, que reproduzimos abaixo; para o qual chamamos a sua atenção:

A cuidadosa análise desta catástrofe levou a estudos que resultaram em melhorias hoje implantadas nas plataformas off-shore, fato que deixa claro que o sacrifício daqueles 167 indivíduos não foi em vão. No total foram definidas 106 recomendações para a prevenção e controle de acidentes em plataformas de petróleo e gás pelo relatório de investigação, chamado “Culen Report”. Todas estas recomendações foram aceitas pelas autoridades britânicas. Hoje em dia existem os “safety cases” que são estudos de risco para cada instalação que devem demonstrar que os riscos levantados estão sendo adequadamente mantidos sob controle e que o sistema de gestão em vigor é apropriado.

Um memorial foi construído na cidade de Aberdeen em homenagem às vitimas desta catástrofe.

Memorial Pipel Alpha em Aberdeen na Escócia

Memorial Piper Alpha em Aberdeen na Escócia

Piper Alhpa Memorial: dedicado aos cento e sessenta e sete homens que perderam suas vidas no desastre da plataforma Piper Alpha – 6 de julho de 1988

 

[Vídeo originalmente armazenado no Google Vídeo (desativado) restabelecido com cópia do Youtube em 09.05.2013]

Anúncios

Entry filed under: Sem-categoria.

Incêndio destrói um apartamento no centro de São Paulo em plena Avenida São Luiz – 30.09.2008 Bombeiros lutam contra incêndios na Califórnia; um drama recorrente 15.10.2008

6 Comentários Add your own

  • 1. MARCOS DIAS DOS SANTOS  |  março 19, 2010 às 8:30 pm

    FOI UM DESASTRE,HORRÍVEL,ONDE SE PERDERAM VIDAS,POR FALTA DE HUMILDADE,TALVEZ.LAMENTO.

    Responder
  • 2. Fabiano Ferreira  |  março 6, 2011 às 5:42 pm

    Lamenato as esposas e filhas que não viram seu maridos e pais por causa da falta de comunicação e ação por parte da supervisão da manunetenção que não aceitava opniões e aconeteceu esta tragédia inconformavel.

    Responder
  • 3. Ana Maria  |  abril 27, 2011 às 7:57 pm

    Faço curso técnico em segurança do trabalho e estou fazendo um trabalho sobre este acidente, acho a segurança do trabalho uma linda profissão, podemos através do incidente evitar os acidentes;
    precisamos cada vez mais de profissionais capacitados, e ao meu ver a burocracia e a falta de uma acão conjunta das outras plataformas, e a falta do poder de decisão pela parte humana, fez com que várias vidas fossem ferdidas só tenho a lamentar e gostaria que a nossa profissão fosse mais respeitada e valorizada.

    Responder
  • 4. Elaine Caroline Batista de Araújo  |  abril 21, 2013 às 1:12 pm

    Sou estudante do curso superior tecnólogo em segurança no trabalho e estou fazendo um relatório sobre piper alfa.Estou apaixonada por essa profissão,o meu objetivo em segurança é minimizar os riscos existente no ambiente de trabalho no qual vou fazer parte e serei uma exelente profissional.

    Responder
    • 5. segurancaemrisco  |  maio 14, 2013 às 7:12 pm

      Que assim seja…
      Este exemplo, Piper Alfa, é emblemático e o vídeo educativo mostra uma realidade que se repete há séculos…
      Mister se faz lutar para mudar este estado de coisas…

      Responder
  • 6. suelane  |  setembro 23, 2013 às 12:48 am

    Lamentavelmente a má comunicação uma das principal causa de acidentes de trabalho, este triste acidente nos mostra bem claro isso.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


outubro 2008
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Blog Stats

  • 87,977 hits

Tópicos recentes

Páginas


%d blogueiros gostam disto: