Subestação de energia tem segundo incêndio em dois dias em Guarulhos (SP) – 10.04.2008

abril 12, 2008 at 9:41 pm Deixe um comentário

Um novo incêndio atingiu no dia 10/04/2008 uma subestação de transmissão de energia elétrica em Guarulhos (Grande São Paulo). O caso é o segundo a atingir o local em dois dias.

As chamas foram novamente provocadas por explosões de transformadores de transmissão de energia em contato com óleo, na subestação da Bandeirante Energia, na Avenida Monteiro Lobato, no centro da cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 21h15 e foi controlado após as 23h30.

Ao menos 67 mil consumidores voltaram a ficar sem energia elétrica em 20 bairros.

Cada imóvel representa um ponto de distribuição de energia, por isso, as concessionárias não apontam com exatidão o volume de pessoas atingidas pelo apagão.

Conforme já ilustrado neste BLOG do site Segurança em RISCO, as explosões de transformadores são, via de regra, sinistros muito graves. Já havíamos apresentado um estudo sobre sinistros por falhas elétricas na inserção de referência: https://segurancaemrisco.wordpress.com/2008/01/11/curtos-circuitos-em-alta-tensao-um-risco-que-deve-ser-levado-muito-a-serio/

Os equipamentos elétricos têm uma determinada vida útil, e geralmente admitem reformas e manutenções preventivas, só que não se pode deixar um equipamento destes sem o devido atendimento de revisão. Os transformadores são peças vitais em sistemas elétricos de geração, transmissão e nos diversos tipos de consumidores, residenciais e industriais. Dada a sua estrutura e responsabilidade quando falham geralmente causam problemas de monta, pois não havendo equipamento de reserva o sistema atingido tem que aguardar o conserto do transformador sinistrado que normalmente é bastante demorado. Por esta razão em muitas aplicações de grande responsabilidade (como usinas hidroelétricas maiores e grandes consumidores) se opta pelo uso de bancos de transformadores monofásicos, instalados em baias segregadas. Nestes casos geralmente se possui um ou mais transformadores monofásicos de reserva que podem rapidamente substituir um sinistrado até que este volte do conserto.

Além da proteção elétrica dos transformadores é aconselhado o uso de proteção de combate a incêndio existindo para tanto várias aplicações específicas, dada a peculiaridade deste tipo de sinistro.

 

Entry filed under: Sem-categoria.

Sinistro em duas subestações de São Paulo no mesmo dia – 09.04.2008 Dono de um carro movido a gás tentou dar de esperto, quis economizar enchendo o botijão de casa em um posto BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


abril 2008
S T Q Q S S D
« mar   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Blog Stats

  • 93.433 hits

Páginas

mais acessados

  • Nenhum

%d blogueiros gostam disto: