Curtos circuitos em alta tensão, um risco que deve ser levado muito a sério!

janeiro 11, 2008 at 5:55 pm 1 comentário

Apresentamos o material que foi pesquisado e editado de maneira a servir como exemplo para o BLOG do Site Risco no que se refere à energia de curtos circuitos em Alta Tensão e que podem provocar incêndios quando ocorrem em áreas próximas a materiais combustíveis. Mesmo nas subestações o risco é significativo, principalmente de explosões e incêndios nos transformadores que são equipamentos caros, de difícil reparo e substituição. Um dano em trasnformadores de subestações grandes normalmente repercute em problemas de abastecimento prolongados na área afetada.

A energia de um curto esta na proporção direta da potência da fonte que alimenta a linha que chega ao ponto do curto-circuito. Cabe ao circuito de proteção e à correspondente seletividade ajustada na cadeia de relés de proteção a função de detectar e cortar a alimentação de energia do curto o mais rápido possível. Ocorre que vários curtos menores que já são suficientes para causarem incêndios, não chegam a ser percebidos por sistemas de distribuição maiores, daí resultando os sinistros.

O vídeo abaixo mostra vários exemplos de curtos circuitos tanto em casos reais como um provocado em laboratório de testes:

 

O vídeo que se segue mostra uma linha elétrica de transmissão de alta tensão que pega fogo e explode na parte externa imediatamente fora da subestação em Northfield, Minnesota – Estados Unidos, 28 de Junho de 2007. Isto ocorre, pois certamente a intensidade deste curto está abaixo da sensibilidade da seletividade para a área na qual ele ocorreu: 



[Vídeos originalmente armazenados no Google Vídeo (desativado) restabelecidos com cópia do Youtube em 28/05/2013]

Entry filed under: Sem-categoria.

Grave acidente rodoviário nos EUA seguido de incêndio requer atenção especial das autoridades. Incêndio destrói prédio da Universidade de Tuiuti, em Curitiba (PR) – 05.02.2008

1 Comentário Add your own

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


janeiro 2008
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Blog Stats

  • 93.610 hits

Páginas

mais acessados

  • Nenhum

%d blogueiros gostam disto: