Cuidado! O caminhão tanque em chamas está prestes a provocar um “BLEVE”…

novembro 23, 2007 at 8:09 pm 2 comentários

Bombeiros estão sempre em situação de extremo risco, principalmente quando oferecem combate a sinistros que envolvem tanques com combustíveis. Neste exemplo vemos um caminhão tanque que foi presa das chamas numa auto estrada, o vídeo mostra o momento exato em que ocorre a gigantesca explosão que segue à uma primeira fase de implosão após a qual a estrutura explode e ocorre o que se convencionou chamar de “BLEVE” em inglês.

O sinistro atinge um caminhão tanque carregado com estireno, um dos produtos químicos industriais mais perigosos, tóxicos e explosivos que existe. Ao ser tomado pelas chamas vapores venenosos ameaçam os bombeiros que tentavam conter o inferno de chamas. Mas, havia um outro risco à espreita…

O sistema de refrigeração interna do tanque do caminhão parou de funcionar e o tanque em chamas transformou-se numa bomba relógio acionada! Os homens usaram mangueiras de alta pressão na tentativa de esfriar os destroços; mas, estavam perdendo a batalha… Repentinamente o tanque explodiu, enchendo o céu com uma gigantesca nuvem de chamas e cinzas incandescentes…

…4000 galões de estireno entraram em combustão num ciclone de fogo vertendo uma grande quantidade de destroços sobre os indefesos bombeiros. Quatro deles sofreram queimaduras, mas não foram registrados óbitos.

O termo “BLEVE” se refere à “Boiling Liquid Expanding Vapor Explosion” ou seja explosão causada pela expansão do vapor de líquido em ebulição.

[Vídeo originalmente armazenado no Google Vídeo (desativado) restabelecido com cópia do Youtube em 28/05/2013]

Entry filed under: Sem-categoria.

Explosão em posto de São Paulo mata frentista além de causar estragos, levantando a questão do uso de celular nestes lugares… Navio que presta serviços à Petrobras pega fogo 28.11.2007

2 Comentários Add your own

  • 1. Souza  |  novembro 26, 2007 às 8:37 pm

    Percebe-se o risco de um transporte deste tipo e a importância da manutenção dos sistemas de segurança, como o de refrigeração de caminhões deste tipo. Muito interessante este post, parabéns pelo blog!

    Responder
  • 2. Valmir  |  janeiro 27, 2011 às 12:19 am

    Muito boa essa materia sobre esse acidente, e todos que estão envolvido de certa forma com a prevenção reflita e analise os riscos de acidente como esse.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


novembro 2007
S T Q Q S S D
« out   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Blog Stats

  • 93.433 hits

Páginas

mais acessados

  • Nenhum

%d blogueiros gostam disto: