Explosão em posto de São Paulo mata frentista além de causar estragos, levantando a questão do uso de celular nestes lugares…

novembro 21, 2007 at 3:58 pm Deixe um comentário

Frentista ajudava a descarregar combustível na madrugada de 19.11.2007 quando ocorreu uma explosão seguida de princípio de incêndio; com medo, moradores da região deixaram suas casas.

Um frentista, inicialmente, ficou gravemente ferido após uma explosão em um posto de combustível, em Pinheiros (zona oeste da capital de São Paulo), na madrugada do dia 19 de novembro passado. 

Tiago Vieira

O acidente, segundo testemunhas, ocorreu quando o funcionário do posto abriu o celular enquanto ajudava a descarregar 15 mil litros de combustível. O motorista do caminhão onde estava o combustível ajudou a apagar o fogo com o extintor de incêndio do veículo.

O frentista Carlos Roberto dos Santos, 45, ficou com 76% do corpo queimado e está internado em estado grave.
Ainda não é possível explicar a causa do acidente. A polícia investiga a possibilidade de que gases emitidos pelo combustível tenham entrado em contato com uma faísca liberada pelo celular e causado a explosão.

Segundo o dono do posto reportou à imprensa, Osvaldo Lopes, o frentista -que estava em cima do caminhão- abriu o celular no momento em que ajudava a descarregar o combustível. Lopes diz que imagens das câmeras de TV do posto mostram o momento em que Santos teria pegado o telefone do bolso.  

Vejam o vídeo de uma das câmaras de segurança do posto que mostra detalhes impressionantes desde lamentável acidente:

Abaixo mais um detalhe de como ficou a cena do acidente:

 Tiago Vieira

Uma lei municipal, de outubro de 2002, proíbe o uso de celulares em postos de gasolina em São Paulo. Quem desobedecer a lei está sujeito a multa. A cidade do Rio de Janeiro e o estado do Mato Grosso do Sul também proíbem o uso do aparelho no abastecimento.

O posto funciona no mesmo local há 30 anos, no cruzamento das ruas Lisboa e Artur Azevedo, e havia sido vistoriado em 19 de setembro. Entre outros problemas, a prefeitura verificou que faltavam sinalizações de “não fumar” no local. Parte do forro de plástico do teto do posto queimou, afetando as instalações elétricas. Uma das bombas de gasolina foi interditada pela prefeitura.

Em discussão: risco de explosão por celular em postos de abastecimento é baixo?

A controvérsia está aberta, mas o bom senso indica cautela… Embora uma lei municipal proíba o uso de celulares em postos de gasolina e os próprios fabricantes dos aparelhos recomendem, em seus manuais, que o dono desligue o telefone nesses locais, pesquisas de um lado e especialistas de outro, dizem ser mínima a possibilidade de um celular provocar um acidente como o relatado acima.

Neste BLOG já mostramos acidentes causados por motores de carros que se aproximam de nuvens explosivas causadas por vazamentos, e outros tipos de causas como tempestades atmosféricas. Tudo se locomove em torno de uma faísca em um ambiente explosivo. Já diz a sábia máxima de prevenção a incêndio:

SEMPRE QUE INFLAMÁVEIS SÃO LIBERADOS, OU HÁ UMA ATMOSFERA EXPLOSIVA (POR EXEMPLO, EM OPERAÇÕES DE CARGA E DESCARGA), UMA EXPLOSÃO SEGUIDA DE INCÊNDIO ESTÁ SOMENTE À DISTÂNCIA DE UMA FAÍSCA!

Como o assunto gira em torno de postos de combustível ai vão algumas verdades e precauções que devem ser observadas:

– Durante o abastecimento há emissão de vapor do combustível, que pode explodir (você sabe disto, pois sente o forte cheiro de combustível durante o ato de abastecer o carro).

– Ao abastecer, desligue o motor, o rádio e o celular.

– Apague os faróis.

– Freie o veículo.

– Não fume de maneira alguma.

– Motorista e passageiros devem sair do veículo e ficar a uma distância segura das bombas (principalmente no caso de GNV – Gás Natural Veicular).

– Quando for abastecer com GNV exija que o carro seja aterrado para evitar que faíscas provocadas por descargas elétricas de origem eletrostática provoquem explosões!

– Certifique-se de que a mangueira de abastecimento de GNV foi desconectada antes de dar a partida.

– Em caso de princípio de incêndio use extintores de pó químico ou gás carbônico (CO2) dentro das respectivas especificações e modos de uso. É uma boa prática saber como usar tais equipamentos (evite tentativas se não souber usar estes dispositivos – o risco é muito grande). Em caso do incêndio ter tomado conta do veículo e do se entorno saia do local o mais rápido possível e notifique as autoridades.

A prevenção ainda é o melhor remédio!

Nota de falecimento: em 22.11.2007 o frentista atingido pelo sinistro sucumbiu aos ferimentos.

[Vídeo originalmente armazenado no Google Vídeo (desativado) restabelecido com cópia do Youtube em 28/05/2013]

Entry filed under: Sem-categoria.

Esforços para o combate de incêndios florestais no sudoeste australiano Cuidado! O caminhão tanque em chamas está prestes a provocar um “BLEVE”…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


novembro 2007
S T Q Q S S D
« out   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Blog Stats

  • 93.433 hits

Páginas

mais acessados

  • Nenhum

%d blogueiros gostam disto: